terça-feira, 24 de abril de 2012

Liberdade de expressão e a democracia


Para quem ainda não entendeu, falamos da época em que só se podia comentar o que "eles" querem. Eles, no caso, o governo. Eles mandavam em tudo, e se achavam no direito de mandar nas crenças, pensamentos e falas das pessoas. As pessoas, segundo Aristóteles, deveriam poder falar e se expressar do jeito que acharem melhor, no entanto, para os políticos, é melhor eles obedecerem, porque haveriam consequências.
As pessoas gostariam de poder falar, porém, pressionadas pelos políticos, acabam se oprimindo, e deixam passar. Isso sempre aconteceu - ter medo de mostrar o que pensa para os outros.


"A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo idéias e opiniões diferentes e até contrárias.
Segundo os teóricos da democracia, um debate livre e aberto resulta geralmente que seja considerada a melhor opção e tem mais probabilidades de evitar erros graves.
A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a idéias, dados e opiniões não sujeitos a censura.
A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático. Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário. A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático. A divergência de idéias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada. "   
Fonte: Wikipédia

Agradeço ao seu tempo de vim ver um pouco de meu tema, e logo os complementos virão. Um por dia. Aguardem e nos deixe um comentário!


POSTADO POR: Maria Lua Magalhães Sánchez



3 comentários:

  1. Gostei do primeiro post. de Maria Lua. Quero mais! Já leram o cap. do livro?

    ResponderExcluir
  2. Bom, muito interessante! Foi você mesma que fez o texto? Está excelente, beijos, Eliana

    ResponderExcluir
  3. Olá criançada, bem legal! Parabéns

    ResponderExcluir